-
Confira quais desafios uma instituição financeira com atuação relevante no Brasil e na América Latina enfrentava
1. Obter maior alinhamento ao redor de seus valores e crenças básicas;
2. fortalecer a integridade da empresa, particularmente no que tange à incorporação de seus princípios éticos em todos os níveis do corpo funcional;
3. Assegurar que os relacionamentos com seus stakeholders, bem como seu portfólio de produtos e serviços, estejam alinhados com os princípios éticos, promovendo maior integridade do sistema como um todo.
-
Saiba qual foi a estratégia desenvolvida para solucionar esses problemas
Para isso, foi desenvolvida um plano de ação composto de quatro passos:
Passo 1: Avaliação de documentos internos (políticas, diretrizes, estratégias etc.) fornecidos pelo banco e referentes à ética corporativa. Após a avaliação, foi realizada uma comparação dos seus conteúdos com as principais referências de mercado em termos de ética, compliance e gestão de risco, com especial ênfase para o DJSI – Dow Jones Sustainability Index e ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial.
Passo 2: Realização de entrevistas com executivos da organização, para identificação de falhas na estrutura e práticas relacionadas ao Sistema de Gestão de Ética desenvolvidas pela instituição.
Passo 3: Realização de grupos focais com colaboradores de diferentes áreas e níveis hierárquicos para avaliação de estrutura e práticas do banco. Participaram desde oficiais de compliance, colaboradores das áreas de recursos humanos, de desenvolvimento de produtos, de agências etc.
Passo 4: Levantamento e avaliação de benchmarks internacionais no que se refere a códigos de ética e de conduta, elementos de sistemas de gestão de ética e práticas de compliance.
-
Confira quais resultados essa estratégia gerou para a Instituição Financeira
Essa estratégia de ação teve um resultado muito significativo, sendo possível identificar diversos pontos de melhoria no Código de Ética Corporativo, gaps existentes entre o conteúdo de suas políticas e as principais referências em ética, compliance e risco existentes no mercado, pontos de melhoria em sua estrutura de governança, além de oportunidades de avanço nas principais práticas do Sistema de Gestão da Ética.