Na minha visão, e toda preocupação crescente com risco de terceiros, acho que a área de compras deixou de ser uma função meramente operacional ou transacional, e passou a ocupar um papel estratégico de gestão de riscos dentro das empresas, em que longe de se limitar a uma simples aquisição de bens e serviços, ela se transformou em um elo vital entre a estratégia empresarial e a execução das operações, influenciando diretamente a eficiência, a rentabilidade, a conformidade legal, a inovação e a reputação institucional.
Mas, no entanto, exatamente por ser um ponto de convergência entre múltiplas pressões, sejam elas financeiras, operacionais, jurídicas, ambientais e sociais, a função de compras se tornou também uma das mais expostas aos riscos, exigindo assim uma abordagem técnica e sistemática de identificação, avaliação e mitigação desses riscos em todas as fases do processo.
A compreensão aprofundada dos riscos que se originam na área de compras é assim uma das condições essenciais para qualquer empresa que deseje alcançar excelência operacional, resiliência institucional e vantagem competitiva sustentável, por isto queria refletir mais obre este tema no texto de hoje.
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