-
Entenda como a gestão de riscos funciona
Risco é o efeito (positivo ou negativo) de um evento ou de uma série de eventos que se manifesta em um ou em vários locais. Ele é calculado a partir da probabilidade deste evento se manifestar e do impacto que ele poderia causar. Alguns elementos devem ser identificados para se analisar riscos, incluindo:
Evento: O que poderia acontecer?
Probabilidade: Com que frequência ele poderia acontecer?
Impacto: Quão ruim será se ele acontecer?
Mitigação: Como você pode reduzir a sua probabilidade (e quanto poderia reduzir)?
Contingência: Como você poderia reduzir seu impacto (e quanto poderia reduzir)?
-
Conheça os principais pontos que você deve concentrar seus esforços para elaborar um plano de gestão de riscos com sucesso.
01 | Defina seu escopo
02 | Levante informações
03 | Identifique os riscos e suas consequências
04 | Identifique os controles de cada risco
05 | Atribua uma probabilidade
06 | Avalie o impacto
07 | Determine o nível do risco
08 | Ordene os riscos conforme suas avaliações
09 | Planeje estratégias de mitigação e contingência
10 | Analise a eficácia das estratégias implementadas
11 | Calcule seu risco residual
12 | Monitore seus riscos